quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE ESTE BLOG

Criado por Alexandre Anselmo dos Santos, em 2009, este blog tem o objetivo de divulgar e registrar informações em forma de textos, audiovisual, aúdio e imagens sobre a obra musical de patrimônio imaterial do compositor Antonio Pedro e seus contemporâneos.
Assim, registra uma cultura pouco conhecida que é a música dos seringais do Acre, que é chamada de BAQUES.
O blog BAQUEMIRIM divulga o trabalho de educação patrimonial realizado a partir das pesquisas divulgadas neste blog ENVERSEIOS.

ENVERSEIOS, esclarecendo, vem do verbo criado pela cultura popular acreana "ENVERSEAR", que quer dizer criar versos.

DISCOGRAFIA
As pesquisas realizadas tem como fontes os próprios mestres de cultura popular, e conta com as seguintes publicações:
-CD "O passo da natureza"; produzido por projeto Baquemirim e financiado por lei de incentivo do estado do Acre; 2010; Rio Branco.
-CD "O baile do seringueiro";produzido por projeto Baquemirim e financiado por lei de incentivo do estadodo Acre; 2010; Rio Branco.

Biografia do autor
Alexandre Anselmo é músico multi instrumentista natural de São Paulo, SP. Iniciou com guitarra aos 13 anos de idade. Estudou música clássica indiana, conviveu com diversas grupos tradicionais como Bumba boi e tambor de crioula do Maranhão, tradiçoes afro sudestinas como Jongo, Batuque, Moçambique e tocou com Fanta Konate, iniciando-se na música africana em Djembe e Dununs.
Estudou na Universidade Livre de Música Tom Jobim, em São Paulo, onde
começou a tocar choro em bandolim e violão, tocando em diversos regionais.
Em 2007, visita o Acre e se instalando em Rio Branco, conheceu por acaso o mestre de cultura popular Antonio Pedro, com quem começou a desenvolver o projeto Baquemirim, que procura revitalizar a música tradicional dos seringais acreanos.
Através do reencontro com outros artistas contemporâneos ainda vivos procura criar a estrutura necessária para a transmissão, divulgação e registro de seus conhecimentos.


BAQUEMIRIM

O projeto BAQUEMIRIM foi criado no ano de 2007. A missão do projeto é revitalizar a cultura de raiz e a identidade regional através da música e da luthieria (arte da construção de instrumentos musicais) utilizando a integração entre as gerações e atividades para geração de renda, educação e preservação da memória. Buscamos dar apoio a grupos tradicionais de folguedos, que unem diversas linguagens como dança e música.

O projeto BAQUEMIRIM, tem no currículo as seguintes ações:

-Projeto criança esperança/UNESCO, e REAJA, em 2008

-Projeto criança esperança/UNESCO, e REAJA, em 2010

-Produção dos CDs em patrimônio imaterial musical, de Antonio Pedro, “O passo da natureza” e “O baile do seringueiro”, ambos por Lei de incentivo estadual, em 2009.

-Produção do CD  “Baques da terra”, patrimônio imaterial musical, patrocinado pelo Banco da Amazônia, BASA S.A., 2010.
Para ver todos os detalhes, em www.baquemirim.blogspot.com 

Um comentário: